segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Novo bispo visita a Serra do Rosário

O bispo catarinense dom Odelir José Magri, de 47 anos, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral, na manhã do dia 11 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Apesar da nomeação, a Diocese deve esperar por seu novo bispo até o início do mês de dezembro, cargo vacante desde 16 de agosto de 2009. Em carta enviada ao Povo de Deus da Diocese de Sobral, o novo bispo deixou claro que só pretende assumir esta nova missão após o mês de novembro. A data da posse ficará a cargo do colégio e de consultores, a pedido dele próprio."Uma coisa, porém, já decidi e posso confirmar para vocês, quero e desejo ser consagrado bispo na sede da Diocese com a participação e presença das nossas comunidades cristãs das regiões pastorais (sede, Araras, Vale do Coreaú, Santa Quitéria e Meruoca). Lembrando que é melhor fazer as coisas com calma e sem atropelos", escreve dom Odelir José. A primeira sugestão apresentada pelo novo pastor diocesano seria 8 de dezembro, por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade. A segunda opção seria na primeira quinzena de janeiro do próximo ano."A segunda proposta parece ser a mais viável por nos permitir organizar tudo com maior serenidade. A cidade de Sobral será mobilizada para realizar uma bela celebração que será uma honra para nós termos a sagração e consagração de um bispo". A nomeação do novo bispo para a diocese deste Município aconteceu após 15 meses da saída de dom Antonio Fernando Saburido, que deixou o cargo para assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, após permanecer no cargo de bispo desta cidade por um período de quase quatro anos. Odelir José Magri passa a ser o sexto bispo desta Diocese. O primeiro deles foi dom José Tupinambá da Frota. Depois teve dom João José da Mota e Albuquerque, seguido por dom Walfrido Teixeira Vieira, dom Aldo de Cillo Pagoto (transferido para a diocese de João Pessoa) e, por último, dom Antonio Fernando Saburido.

Biografia: Dom Odelir José Magri nasceu em 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, Santa Catarina. Após os estudos preparatórios, em 26 de junho de 1988, emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Combonianos. Completou os estudos de Filosofia e Teologia em Paris, obtendo licenciatura em Filosofia. Em 18 de outubro de 1992, recebeu a ordenação. Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Desde 2003 é assistente-geral da Congregação em Roma e, desde 2009, vigário-geral dos Combonianos.


Dom Odelir Magri visitou neste domingo (dia 28/11) a capela de N. S do Rosário, o Distrito do Jordão, a capela de N. S das Dores no Sítio Tanques e em seguida foi celebrar nos festejos do Baracho. Toda a comunidade serrana estava ansiosa com esta visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário