segunda-feira, 20 de julho de 2009

HISTÓRCIO DE N. S. DA SAÚDE

Breve História da Devoção a Nossa Senhora da Saúde
A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debater o mal.
O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus, organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora da Saúde.
Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a nossa a Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde.
De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A igreja de Nossa Senhora da Saúde em São Paulo, realiza a festa de sua padroeira no dia 15 de agosto, dia da celebração da Assunção de Nossa senhora, com festas religiosas e recreativas, destacando-se o Tríduo e a Missa solene seguida de procissão pelas ruas. Todo dia 15 às 15:30 hs é celebrada a Missa e Benção dos enfermos.
Constatamos com alegria que a devoção a Nossa Senhora da Saúde está aumentando entre os fiéis, inclusive de outros estados do Brasil.

Aqui, na Serra do Rosário, Distrito do Jordão, Município de Sobral, no Estado do Ceará, os festejos de Nossa Senhora da Saúde, acontecerá de 08 a 16 agosto, na Capela secular da referida santa, sob o comando do Padre Juscelino Pascoal.

Um comentário:

  1. quando faz algo porque ama tudo fica bem mais bonito eu como filho de Jodao tenho orgulho de ter cido aluno de Audino Lopes, pessoa que tanto ama essa terra ahamada Serra do Rosario.

    ResponderExcluir