sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Educadores da serra do Rosário participam do "OLHARES"

Teve inicio nesta noite, dia 30 de novembro o VII Encontro de Educadores de Sobral- OLHARS-o Ofício de Educar, no Centro de Convenções, com o show do Quinteto musical Agreste. A programação seguirá até o dia 1º de dezembro com palestras, exposições de trabalhos, grupos de debates, lançamentos de livros, apresentações culturais, etc.
O Encontro de Educadores de Sobral faz parte do Projeto" OLHARES-Ofício de Educar", realizado pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Universidade Estadula Vale do Acaraú.
Diretora Francimar do Baracho
Este Encontro também contou com as presenças  dos educadores da Serra do Rosário. Fiquei muito feliz, porque revi algumas colegas do tempo de Faculdade.
Colega professora Márcia

                                                                                  Diretora Rosália da Escola do São Francisco
Amiga de Faculdade Rejane e esposo Dr. Plácido

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

NET-SESC realiza apresentações teatrais


"O Auto do Nascimento Divino"
Grupo de Dança "Evolução Jovem"

O Núcleo de Estudos Teatrais do SESC-Sobral está encerrando suas atividades no Jordão, com apresentações tetrais como: " O Auto do Nascimento do Divino e Simplesmente Shirley" Foi realizada neste dia 23 de novembro de 2012, às 19:00 horas, na Delegacia Sindical do Jordão, as duas peças tetrais, onde contou com  a presença da Equipe do SESC. Na oportunidade aconteceu um número de dança swing denominada "Evolução Jovem" formada pelos jovens adolescentes da referida comunidade.
No próximo dia 29 de novembro será a vez do distrito do Baracho prestigiar o grupo teatral.


"Simplesmente Shirley"

Alunos da Escola Dr. José Euclides recebem notbooks



Terça feira dia 13 de novembro, às 13:00 horas no Ginásio da Escola aconteceu a solenidade de entrega dos Notebooks dos alunos que alcançaram a média em proficiência (325 pontos em Língua Portuguesa e 350 pontos em Matemática) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE-2011).
A abertura aconteceu com a palavra da Diretora, Maria Alice, que parabenizou aos alunos e falou da importância da educação e aprendizagem para melhoria da qualidade de vida.
A aluna Maria Iara e Mara( ex-aluna) cantaram o hino do Ceará, após, a aluna Rirone, falou representando os alunos, fez seu agradecimento ao Governo do Estado, Secretaria da Educação e aos professores todo conhecimento adquirido que o ajudou a ganhar o prêmio.
A Coordenadora Pedagógica, Marinete, também proferiu sua palavra parabenizando aos alunos e em especial a todo quadro de professores que muito trabalharam para que os alunos fossem contemplados com a premiação.
Na oportunidade o representante da 6ª CREDE, professor Wendel e Superintendente, Ana Luisa entregaram as medalias dos alunos ganhadores da Feira de Ciências da 6ª CREDE.
A solenidade foi encerrada com a música "Conquistando o impossível", cantada pelas alunas Maria Iara e Mara.
(matéria tirada do bolg da Escola)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SPAECE 2012, participe!

Você, cara aluno, que quer atingir seu ideal, VENCER NA VIDA, não deixe de  comparecer a sua sala de aula nestes dias 19 (dia da Bandeira Brasileira)  a 23 de novembro para fazer a avaliação permanente de educação. Deus possa iluminar a TODOS!

Um dos Símbolos de nossa Pátria


Você sabia que hoje é para se comemorar um dos símbolos de nossa Pátria?





quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos da Escola Dr. José Euclides participam da Feira de Ciências da 6º Crede

No dia 30/10/12 aconteceu no Centro de Covenções - SOBRAL, mais uma edição da Feira de Ciências da CREDE 06. Evento esse em que todas as escolas estaduais integrantes desta CREDE mostram os trabalhos desenvolvidos nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Robótica, Educação Ambiental e Ciências Humanas. A EEM Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior - Jordão - apresentou os trabalhos sobre " O LIXO NA CIDADE DE SOBRAL" , coordenado pela professora Fernanda Guerra, e "GERADORES EÓLICOS" - coordenado pelo professor Alexandre Maia. dentre muitos apresentados, o trabalho - "O LIXO NA CIDADE DE SOBRAL" - conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Humanas, garantindo assim uma medalha para a nossa Escola. As alunas autoras e medalhistas são: Jéssica e Débora (ambas cursando o 2º ANO do Ensino Médio). Parabenizamos a todos os envolvidos nesse evento. Isso significa que juntos somos mais fortes!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Serra do Rosário pede socorro


Se não bastasse a falta de água em toda a Serra do Rosário para o consumo humano e para os animais, tem a falta de concientização e não compromisso de nossos poderes públicos  para com o meio ambiente, principalmente no tocante as áreas verdes de nossa Serra. Basta você subir e ver o grande crime que estão fazendo com nossas matas. É preciso que nossos órgãos (IBAMA, AMMA?) possa ser mais atuante e a população ficar mais atenta a estes crimes e denunciar.
Isso é a Serra do Rosário na Cidade de Sobral.
Não é na Meruoca não.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prefeito VEVEU trata de liberação de projetos para Jordão

sexta-feira, 9 de novembro de 2012





Veveu Arruda acompanha Cid Gomes em audiência no Ministério do Planejamento
O governador Cid Gomes (PSB) foi recebido em audiência em Brasília, na manhã desta quinta-feira (8), pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Foi tratar de vários projetos de infraestrutura. Um deles a ampliação e duplicação do Anel Viário. Pediu verbas.

DETALHE:
Com Cid Gomes, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que aproveitou a ‘deixa’ do governador para pedir a Miriam Belchior agilidade na liberação de recursos destinados ao município. Dentre eles, o projeto da adutora do Jordão, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC- Estiagem).

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

II Festival de Música "Jordão EM Canto"


Vem aí o II Festival de Música "JORDÃO EM CANTO" no dia 07 de dezembro na praça da Igreja do Jordão. Se você pretende participar, procure as informações completas com os profesores Leo, Kelson e Leonardo. Mais detalhes, daremos depois. É só aguardar!!!!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Comunidade de Baixa Grande Feliz com a nova estrada


Com o compromisso de facilitar a vida dos mais emprobrecidos e principalmente os da zona rural, o prefeito Veveu Arruda conseguiu realizar o sonho de muitos moradores da Comunidade do Sítio Baixa Grande, do Distrito do Baracho: a ladeira entre o Sítio Santo Antonio e Baixa Grande. Muito em breve  muitos já poderão  vir para Sobral passando pelo Sítio Santo Antonio, sem precisar passar pela Santa Luzia e depois pelo Baracho. Feliz da vida está o seu Macilon. Estivemos lá nesta quinta-feira (dia 01 de novembro pela manhã)  juntamente com o Ouvidor e Articulador Social da Prefeitura, Paulo Flor, conferindo mais esta ação do prefeito Veveu. Tenho certeza que mais adiante, a ladeira será toda pavimentada.

Seu Marcilon e Paulo Flor

Alunos do Jodão participam do ENEN


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China,[1] que conta com mais de 6 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.[2]
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamentos através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A partir de 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contendo 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação. Em 20 de maio de 2011 o Ministério da Educação publicou portaria oficializando que a partir do ano de 2012 o Enem seria realizado duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril, porém posteriormente a possibilidade dos 2 exames anuais já no ano de 2012 foi descartada pelo próprio MEC, depois disso a Presidente Dilma Rousseff sinalizou juntamente com o até então Ministro da Educação, Fernando Haddad, que a partir do ano de 2013, sim, haverá duas edições anuais do Enem.[3]
A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional. Teve sua segunda versão iniciada em 2009, com aumento do número de questões e utilização da prova em substituição ao antigo vestibular.
Neste ano mais de 180 alunos da Serra do Rosário, participaram do ENEM. O Núcleo Gestor da Escola Dr. José Euclides Ferreira Gomes providenciou 04 ônibus para que os mesmos pudessem chegar aos seus locais da realização das provas. Mas antes de descer a Serra os alunos tiveram um momento de descontração, onde foi oferecido um lanche bem reforçado e também oferecido um kit escolar: uma garafinha de água e uma caneta, além do lanche para que eles pudessem trazer para Sobral. Vaeu Núcelo Gestor. Nota 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!