quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deputado federal José Nobre Guimarães em Jordão

Será no dia 08 de julho, a visita do Deputado Federal José Nobre GUIMARÃES no Distrito do Jordão para agradecer os votos recebidos e também ouvir as reivindicações daquela população serrana. É só aguardar!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que é OBMEP? Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

A idéia de um grande evento nacional de Matemática voltado para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio nas escolas públicas faz parte do Projeto Universidade-Escola da SBM, que tem por objetivo o aprimoramento do ensino da Matemática no Brasil. A proposta teve excelente acolhida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC). Este projeto está sendo agora implementado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Projetos semelhantes, voltados para as Escolas Públicas e apoiados pela Secretaria de Inclusão Social do MCT já vêm sendo realizados em alguns estados do Brasil, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, com grande repercussão e excelente receptividade junto a alunos, professores, escolas e comunidades locais. Além disso, o Ceará vem realizando com enorme sucesso o Projeto Numeratizar, dirigido às Escolas Públicas.

Quais são os objetivos da OBMEP?
A OBMEP pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania. Outra meta é que os alunos participantes possam descobrir na Matemática uma fonte de beleza e prazer intelectual, independente de suas futuras opções profissionais. Este projeto tem como ponto essencial envolver ativamente os professores das escolas públicas, estimulando-os na direção de seu aprimoramento pessoal e da excelência no ensino da Matemática. Finalmente, a OBMEP quer descobrir alunos com talento para as áreas científicas e tecnológicas e proporcionar-lhes condições de desenvolver suas habilidades matemáticas. Em resumo, a OBMEP pretende ser um fator positivo para a melhoria da qualidade do ensino nas Escolas Públicas do país e exercer o papel de agente de desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico do Brasil. Esta é a razão de ser e o objetivo maior da OBMEP. Os organizadores da OBMEP acreditam que a Matemática, assim como o esporte, não é apenas uma habilidade ou um conhecimento técnico, e sim, que ela pode ser uma atividade integradora, de inclusão social, e uma oportunidade de desenvolvimento pessoal a que deve ter acesso o maior número de crianças e jovens.

Por que é importante participar da OBMEP?
Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada são os mais variados. Mas é importante sublinhar que a capacitação no pensamento matemático forma o aluno e o cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para a participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares, e os números mostram que vários deles apresentam excelente índice de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil. Outro excelente resultado da participação nas Olimpíadas é a mudança de atitude com relação à Matemática. Ao trabalhar de modo prazeroso, estudando problemas e aplicações de Matemática que fogem do dia-a-dia de sala de aula e interagindo diretamente com colegas e professores, o estudante descobre a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e sua beleza única. Finalmente, não se pode também deixar de apontar que, à medida que o aluno desenvolve sua capacidade de resolução de problemas, crescem também sua autoconfiança e autoestima. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo de Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

Como está estruturada a OBMEP?
A OBMEP está dividida em três níveis: Nível I - alunos de 5a e 6a série; Nível II - alunos de 7a e 8a série; Nível III - alunos do Ensino Médio. e será realizada em duas fases: 1a fase : Prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos, a ser aplicada nas escolas. A correção será feita pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabarito elaborados pela Direção da OBMEP. 2a fase : Prova discursiva, com 6 a 8 questões. Participarão desta fase apenas 5% dos alunos de cada escola, que tiverem melhor desempenho na primeira fase. O calendário de provas nas duas fases será o mesmo para os três níveis. A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e municípios. A premiação dos alunos consistirá em medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica Jr., do CNPq. As bolsas serão concedidas para a realização de projetos de estudo, orientados por professores designados pela SBM e pelo IMPA. Os professores premiados participarão de estágio de capacitação no IMPA. As escolas premiadas receberão certificados de menção honrosa e, algumas, laboratórios de computação. Os municípios premiados receberão certificados de menção honrosa e, alguns, quadras de esporte.

Como participar da OBMEP?
Para participar, é necessário que a Escola preencha a sua inscrição on-line através desse site . A inscrição pode ser também por via postal, com o preenchimento da ficha no formato de carta-resposta, que será enviada à todas as escolas no kit de divulgação. É importante a participação de todos os alunos da Escola na primeira fase da OBMEP. Assim, além de vivenciar momentos de interação e entusiasmo com todos os seus alunos, a Escola terá mais representantes na segunda fase da competição e, com isso, maiores possibilidades de premiação. Participe da OBMEP – Vamos somar novos talentos para o Brasil!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Hoje é dia de colocar FOGO NA PÁIA no 15º Festival de Quadrilhas de Sobral

Na Delegacia Sindical dos trablhadores rurais
No Ponto de Cultura Artes do Rosário

As minas quentes do Grupo de Quadrilha FOGO NA PÁIA se preparam para se apresentar logo mais a noite na cidade cenográfica do espelho dágua, no 15º Festival de Quadrilhas de Sobral se produzindo (se maquiando) e os minos preparando a sua cenografia. Valeu gente, vamos disputar pau-a-pau.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

STDE realiza curso de Corte e Costura no Distrito de Jordão

Costureira Fatinha


A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através do Programa Trabalho Pleno, Projeto Confecção deu início neste dia 15 de junho, o Curso de Corte e Costura (Modinha), no Distrito de Jordão. O Treinamento está acontecendo no Ponto de Cultura Artes do Rosário, no horário da tarde. Este curso há bastante tempo era esperado pelas expositoras da FENEJOR. O Projeto Confecção, foi criado para atender os confeccionistas autônomo(a)s, bem como criar e apoiar grupos produtivos da sede e distritos de Sobral, dentro de um plano de ação, firmando parcerias, gerando renda, visando o desenvolvimento sócio-econômico.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comunidade do Sítio Santo Antonio realiza novenas de S. Antonio





A comunidade do Sítio Santo Antonio realizou os festejos de Santo Antonio, onde no dia 11 de junho aconteceu um grande leilão como o obetivo de arrecadar fundoos para a conclusão da Capela. Muitas pessoas da Serra e de Sobral compareceram a este evento. A comunidade também está muito feliz pelo asfaltamento da ladeira, que era uma reivindicação bastante antiga. Estive neste domingo ( dia 12) para conferir as obras da Capela e do asfalto. Quanto ao asfalto é preciso que a comunidade EXIJA um serviço BEM FEITO. Não se pode gastar dinheiro público com serviço MAL FEITO.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Realizado sorteio para apresentação das Quadrilhas juninas



Ontem, por volta das 17:00 horas, no Teatro São João, aconteceu o sorteio das apresentações das quadrilhas juninas para o 15º Festival de Quadrilha de Sobral. As apresentações ficaram assim:
Dia 15:

Mostra Infantil

Mostra Infantil

Luar do sertão

Botando Quente

Dia 16:

Mostra Infantil

Mostra Infantil

União Junino

Asa Branca

Dia 17:

Mostra Infantil

Fogo na Páia

Sobral Junino

Pisa na Fulô

Dia 18:

Mostra Infantil
Paixão do Sertão

Nóis Cum Vóis

Estrela do Luar










quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto JOVEM em AÇÃO realizará cursos profissionalizantes no Jordão.

Equipe do Curso no Ponto de Cultura


Coordenadora Cinthia e Maria Alice e Prof. Audino Lopes



Começará nesta segunda-feira, dia 13 de junho e encerrará na sexta-feira, dia 17, as inscrições para os seguintes cursos:
Profissional de Vendas;
Secretarai Executiva;

Operador de Caixa;

Atendente Odontológico;`

Promoção e Organização de Festa e Eventos;

Auxiliar de contabilidade;
Recepcionista e telefonista e

Empreendedorismo como montar seu próprio negócio.

Este curso acontecerá graça a parceria com a Associação Comunitária José Monteiro e a Escola de EFM. Dr. José Euclides que de prontidão, se ofereceram para fazer a articulação e garantir a sala de aula, respectivamente.

Terá inicio no dia 18 de junho. É só se inscrever e conferir!!!!!




Prefeito VEVEU Arruda autoriza asfaltamento da estrada Sítio Contendas-Santo Antonio

O Prefeito Municipal de Sobral VEVEU Arruda, nos seus primeiros meses de administração, começa a ter um OLHAR diferente para as comunidades da zona rural. Uma reivindicação muita antiga dos moradores do Sítio Santo Antonio (distrito do Jordão) começa a ser executada: o asfalto da estrada que liga Sítio Contendas ao Sítio Santo Antonio. Entrava prefeito, saia prefeito e a comunidade nada de ver seu sonho ser realizado. Hoje, o sonho se realiza. Porém, com uma nova gestão: VEVEU Arruda, as coisas irão melhorar ainda mais. Fica aqui, os meus agradecimentos, em nome deste povo que tanto amo, ao prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (VEVEU).

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Parabéns ao Secretário de Esporte Dr. Hermenegildo

Secretário Dr. Luis Fernando, Dr. Hermenegildo e Secretário adjunto Eugênio

Quero aqui desejar os meus mais sinceros parabéns ao homem, ao pai, ao esposo, ao professor, ao engenheiro, ao vereador, ao secretário de esporte, enfim, ao amigo Dr. Hermenegildo pela passagem de seu aniversário que transcorrerá amanhã, dia 04 de junho. Hoje os amigos da Secretaria de esporte fizeram uma confraternização para homenageá-lo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Inicia recuperação do asfalto da estrada Sobral-Jordão




Hoje ao descer a Serra do Rosário, por volta das 13:00 horas encontrei com homens da usina de asfalto já trabalhando na recuperação da estrada que liga Sobral a Serra do Rosário. Quero aqui agradecer em nome dos moradores da Serra do Rosário, o Secretário de Infra-estrutura, Dr. Irismar e sua equipe por nos ter atendidos o nosso ofício enviado recentemente a sua Secretaria. Valeu!!!!!